O que você considera um espaço de trabalho criativo? A gente pode apostar que você lembrou do escritório do Google, com sala de jogos, espaço para descansar e comida à vontade, não é? E não está errado! Mas um escritório criativo pode ser muito mais do que um lugar legal. E melhor: pode ter um impacto importante nos seus níveis de produtividade.
O que é um espaço de trabalho criativo
Sim, o escritório do Google é um espaço de trabalho criativo. Mas não precisa de uma super estrutura para inspirar criatividade. Políticas mais simples como, por exemplo, a flexibilidade e a colaboração também podem promover esse sentimento na hora de trabalhar.
E não é só isso. De acordo com um estudo da Steelcase, 44% das pessoas acham que poderiam ser mais criativas no trabalho se tivessem um local sem distrações para executar suas tarefas.
Moral da história: um espaço de trabalho criativo é uma experiência completa, que inclui desde a estrutura física, como salas, espaços de descanso e banheiros, até a liberdade e a tranquilidade que o funcionário tem para trabalhar. Tudo dentro de um escritório influencia o resultado final.
Por que escolher um ambiente criativo
Já ouviu falar que funcionários felizes produzem mais? Completamente verdade! Economistas da Universidade de Warwick descobriram que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto trabalhadores infelizes se mostraram 10% menos produtivos.
Ambientes e empresas que costumam incentivar a criatividade impulsionam seus funcionários a criarem mais e a buscarem melhores soluções. Incentivar o pensamento criativo e a inovação amplia as possibilidades dentro da sua empresa. O motivo? Seus funcionários vão ver tudo com um novo olhar.
Coworking como solução
Se o seu escritório não traz alegria, tudo bem. O conselho de Marie Kondo é simples: jogue ele fora! Brincadeira nossa, mas a verdade é que o escritório convencional está longe de inspirar essa criatividade e inovação. E você viu como isso é importante.
É por isso que espaços como os coworkings têm despontado como alternativa para quem busca essa melhoria. Além de serem modernos, divertidos e organizados, os coworkings também têm um ponto importante: a colaboração.
A possibilidade de conhecer e encontrar pessoas e profissionais de diferentes áreas contribui para essa criatividade, diversifica ideias e traz novas soluções para sua empresa. Sem contar que o networking é fundamental se você quiser crescer e atrair novos talentos para seu time.
E aí, que tal experimentar?