Não há como negar. O trabalho flexível já é uma realidade em diversas áreas. E no mundo todo é possível encontrar profissionais desenvolvendo seus trabalhos em espaços de coworking ou em home office. Mas diante de tanta liberdade, como saber qual é a melhor escolha para desenvolver seu trabalho da melhor forma: coworking ou home office?
Bom, para saber qual é a melhor escolha, é preciso primeiro entender as diferenças entre um e outro. O home office é um nome mais bacana para o famoso “trabalhar em casa”. A ideia é basicamente evitar deslocamentos e, com isso, despesas como aluguel e refeições fora de casa. Sem contar na possibilidade ficar mais à vontade, afinal, você está em casa.
No entanto, um dos grandes desafios do home office é justamente pelo fato de se estar em casa. É que com essa liberdade, fica mais difícil de criar uma rotina organizada e com disciplina e o profissional pode acabar se perdendo na hora de dar conta do trabalho. Outra dificuldade do home office é a de receber clientes em casa. Nem sempre a gente tem espaços preparados para isso e pode ser algo complicado de se lidar.
O coworking, como já explicamos aqui, é um espaço compartilhado de trabalho. Aqui, entram questões como custos, já que será preciso pagar aluguel do espaço que utilizar, e deslocamento. A boa notícia, no entanto, é que as despesas são muito menores do que com um escritório, uma vez que você não terá responsabilidade por questões burocráticas.
Também será necessário se deslocar até o espaço. Entretanto, espaços de coworking tendem a ser bem localizados e com toda a estrutura necessária para você trabalhar sem precisar ficar correndo de um lado ao outro. Além disso, eles também são super preparados para receber clientes, podendo até ter salas de reuniões e espaços de convivência pensados para isso.
Entre outros dos benefícios do coworking estão a possibilidade de crescimento do seu negócio, já que seu único investimento será locar um espaço um pouco maior. Sem contar, claro, nas vantagens do network que espaços compartilhados proporcionam. Algo muito mais restrito no home office.
Coworking ou home office?
Agora que você já sabe a diferença, fica mais fácil escolher entre o coworking ou home office, não é? A definição vai depender da sua necessidade profissional e, acima de tudo, da sua capacidade de manter a produtividade nestes modelos alternativos de trabalho. Afinal, esse é o foco, não é?
Eleven Work
]Você sabia que um coworking é, em média, 38% mais econômico do que um escritório normal? Bacana né! Imagine então trabalhar em um que seja localizado no centro da cidade, com móveis de alto padrão, estações com computador, área de convivência para relaxar, cozinha com água e café free, mini bar, ar condicionado em todos os ambientes, estúdio para fotos e vídeos, sala de reuniões e muito mais? Conheça a Eleven Work