Mães no home office

De um lado computador, agenda e celular. Do outro brinquedos, desenhos, e lanches jogados pelo chão. Ser mãe já é um desafio, mas neste momento que estamos vivendo, com todo mundo em casa, o desafio fica ainda maior. Afinal, mães no home office significa, normalmente, estar com um olho no trabalho e o outro nos pequenos. 

Mas não é apenas a atenção dividida que interfere na rotina de trabalho. Existem vários fatores que acabam atrapalhando quem quer manter a organização, apesar das mudanças. É que algumas das principais desvantagens do home office – e dessa mudança – incluem privações de sono, falta de horário para trabalhar, fome o tempo todo, entre outras.

mães no home office
Foto: Unsplash

A boa notícia é que com uma dose de organização, disciplina e muita paciência dá para tirar de letra essa situação. Confira algumas dicas para ajudar as mães no home office:

Organize seus horários

A primeira regra para ajudar as mães no home office é organização. Ajuste sua agenda e suas expectativas à sua realidade. Escolha o melhor horário para fazer seu trabalho render conforme a dinâmica e os horários das crianças. Uma boa estratégia é usar gerenciadores de tarefas

Crie uma rotina semelhante a que vocês tinham antes do distanciamento social para não perder o controle de tudo que tem para fazer. Assim, tanto você quanto as crianças saberão o que devem fazer e em que momento do dia. Isso ajuda a evitar as interrupções durante seu trabalho. 

Também reserve uma parte do dia para dar conta das tarefas domésticas. Dessa forma, você não fica se preocupando com a louça ou com as compras do mercado, no meio da reunião de equipe.

Separe um espaço para trabalhar

mães no home office
Foto: Unsplash

Não se iluda achando que por estar em casa, poderá trabalhar em qualquer lugar. Separe um espaço para trabalhar e garanta que ele seja só seu. Delimitar esse espaço é importante tanto para você quanto para as crianças. Tenha em mãos tudo que você precisa para trabalhar e evite perder tempo com outras coisas.

Não tenha medo de pedir ajuda 

Mesmo com toda a organização do mundo, em algum momento, vai ser muito difícil conciliar tudo. Nessa hora, não tenha medo, nem vergonha de pedir ajuda. E não se sinta mal por isso. Nem sempre a gente dá conta de tudo e é normal. Não há nada de errado nisso. Peça socorro para seu companheiro, sua família, ou quem for, e fique tranquila. 

Uma dica bacana para mães no home office é criar e cultivar uma rede de apoio, com familiares ou mesmo outras mães. Assim, vocês podem trocar dicas, sugestões, receitas e até dificuldades. Ver que outras pessoas estão passando por situações semelhantes, ajuda a enfrentar de forma mais fácil todas as dificuldades.

Experimente 1 dia grátis

Você ganhou 1 dia free em nossas estações compartilhadas. Pronto para conhecer de perto as vantagens de um coworking? Agende agora mesmo o melhor dia para você!

Conheça nosso espaço