A essa altura, todo mundo já percebeu que a crise gerada pela pandemia de coronavírus não é apenas de saúde. O chamado “novo normal” trazido pela doença também tem gerado uma grande crise econômica nos países afetados. E no Brasil não é diferente. Muitas empresas precisaram, de uma hora para outra, reduzir custos para se manter no mercado. E muitas outras ainda vão precisar se adaptar. E para você manter o equilíbrio financeiro sem abrir mão de itens essenciais ou precisar demitir, reunimos algumas dicas de como reduzir custos durante a crise. Vamos ver?
1- Repense suas opções
Os mais otimistas acreditam que crises são o momento ideal para repensar opções e transformar a sua empresa. Pois bem, por que não colocar isso em prática, então? Com a chegada da pandemia, muitas empresas precisaram adotar o modelo de home office ou trabalho remoto. No entanto, continuaram a pagar seus aluguéis de espaços vazios.
Por isso, nossa primeira dica para reduzir custos durante a crise é repensar a necessidade de um grande espaço para sua empresa. A essa altura, você já deve ter percebido que muitas coisas podem ser resolvidas pelo home office. Ou até que seus funcionários trabalham melhor dessa forma.
Portanto, você pode tanto adotar de vez o home office, como, por exemplo, mudar seu escritório para um coworking. Assim, você mantém um endereço comercial, mas com muito menos despesas. Ainda dá para criar escalas para seus funcionários, de forma que haja um rodízio entre idas ao coworking e trabalho remoto. Isso pode ser bom até mesmo para a produtividade deles.
Não se convenceu? Então, saiba que migrar seu negócio para espaços de coworking pode representar uma redução de custos com infraestrutura em até 70%.
2- Realoque seus funcionários
Em momentos de crise, é normal que algumas áreas tenham uma queda na demanda, enquanto outras precisem de uma forcinha extra. Por isso, avalie as necessidades atuais da sua empresa e realoque seus funcionários de acordo com essas demandas. Isso é uma ótima alternativa para evitar demissões nos setores com menos trabalho e contratações nos que precisam de mais mão de obra.
Claro que isso deve ser feito levando em consideração o perfil de cada funcionário e a disponibilidade e capacidade dele de desempenhar outra função. Essa alternativa vai fazer com que sua empresa resolva as demandas pendentes e ainda pode ser bom para trazer ideias novas para seus times.
3- Invista em marketing digital
Se você é daqueles que nunca pensou na importância do marketing digital, agora é a hora de dar valor a ele. Ao contrário do que a maioria faz, cortando investimento em marketing, nossa dica para reduzir custos é justamente o contrário. Usar o online e as mídias digitais para fazer sua empresa ser vista.
Busque estratégias com baixo investimento como e-mail marketing, conteúdos bacanas no seu site ou blog, produção de conteúdos ricos, como e-books, lives e webinars e materiais interessantes para a imprensa. Dessa forma, você consegue alcançar seu público, disseminar seu conteúdo, sem um investimento super alto.
4- Utilize ferramentas gratuitas online
Que tal reduzir custos durante a crise utilizando todo o potencial da internet? É que a web está cheia de ferramentas online e gratuitas que podem ser úteis para sua empresa. Desde ferramentas de gestão e mais técnicas, até gerenciadores de tarefas, para manter todo mundo conectado mesmo longe. Invista um tempo pesquisando apps que podem fazer da vida do escritório algo mais simples, efetivo e, claro, barato.
5- Amplie sua rede de parceiros e fornecedores
Uma crise é um momento perfeito para ampliar parcerias. É o famoso unidos vamos mais longe, sabe? Então, encare essa situação como uma ótima oportunidade de ampliar suas parcerias, gerando oportunidades para você e outras empresas. Já para quem trabalha com fornecedores, também vale ampliar sua rede, buscando alternativas mais baratas, para reduzir seus custos.