Espaços de convivência, mesas próximas, cafezinho free para bater um papo enquanto faz um pausa. Não é novidade que coworkings são ótimos para trocar ideias e fazer o famoso networking – uma das grandes vantagens desses espaços . E tudo isso funciona super bem para pessoas extrovertidas que não têm problema em socializar. Mas será que o coworking para introvertidos funciona tão bem assim?
A resposta é sim! Apesar de a ideia parecer assustadora em um primeiro momento, o coworking pode funcionar muito bem para pessoas introvertidas também. Aliás, espaços de trabalho compartilhado são ótimos para ambos os perfis. E há pesquisas que comprovam isso.
Um estudo feito pelo Global Coworking Survey mostrou que a maioria das pessoas introvertidas que trabalham em um coworking estão lá justamente pela atmosfera social e agradável. A diferença é que os mais introvertidos tendem a socializar com menos pessoas do que os extrovertidos.
De acordo com a pesquisa, os introvertidos normalmente conversam com três pessoas por dia, enquanto os extrovertidos podem interagir com até seis. Ou seja, quem gosta de ficar mais na dele e não socializar tanto, prefere espaços com menos pessoas. E normalmente, coworkings, apesar de reunirem diferentes pessoas, permitem que cada um trabalhe no seu espaço, tendo a liberdade de interagir ou não.
Outro dado interessante da pesquisa, é que até mesmo as pessoas introvertidas estão dispostas a jogar conversa fora. E isso pode ocorrer porque os coworkings têm espaços agradáveis e que inspiram a criatividade e a alta performance. Isso, com o tempo, pode estimular até os mais quietinhos a compartilhar seus projetos e resultados com outras pessoas.
Ou seja, coworking para introvertidos é uma fórmula que pode funcionar muito bem. Inclusive, a pesquisa conclui que, independente da sua personalidade, qualquer pessoa pode trabalhar em um espaço de coworking, principalmente pela alta produtividade e por poder se identificar com diferentes pessoas e projetos.
Dicas para introvertidos no coworking:
-
Escolha um coworking pequeno, bem localizado, de preferência próximo a sua casa;
-
Conheça suas melhores qualidades e use isso a seu favor;
-
Tenha a tecnologia como sua principal aliada – inclusive para se comunicar com colegas e clientes;
-
Saiba separar a vida pessoal da profissional quando surgir um problema;
-
Escolha coworkings que não exigem interação;
-
Se preferir, priorize locais que ofereçam salas e lugares reservados;
-
Faça tudo no seu ritmo. E isso vale também para a interação.
Eleven Work
Por enquanto – e para a segurança de todos – seguimos de portas fechadas. Mas mesmo longe, podemos seguir conectados. Enquanto espera, confira nossas dicas, estude e fique pronto para colocar tudo em prática assim que voltarmos.
Aproveite e descubra como ser mais produtivo e confira nossas sugestões de gerenciadores de tarefas, para você organizar tudo para o retorno!