Está começando uma empresa, precisa de um endereço fiscal, mas não faz ideia do que isso significa? Bom, essa é uma dúvida comum e simples de resolver. E na prática, funciona assim: legalmente, toda empresa precisa de um endereço para registrar seu negócio.
Antigamente – mas não tão antigamente – novos empresários precisavam alugar um escritório convencional e gastar uma fortuna logo de cara para garantir o CNPJ. Em alguns casos, também era comum usar o endereço de casa para esse registro. No entanto, essa realidade mudou, para a alegria dos pequenos empreendedores.
Isso porque os espaços de coworking viraram a solução perfeita para quem precisa de um endereço fiscal. Além de ser uma solução mais barata do que alugar uma sala comercial completa, você garante o registro do endereço da sua empresa, mas com a liberdade de trabalhar de onde quiser, de forma remota ou mesmo em home office. Em resumo, é como se o coworking “hospedasse” sua empresa. Simples, não é?
Vantagens de ter um endereço fiscal
A boa notícia é que a redução nos custos e não precisar correr atrás de uma papelada gigantesca não são as únicas vantagens de ter um endereço fiscal. O coworking também pode ser o local onde você pode receber correspondências e encomendas, sabendo que sempre contará com alguém no local. Mesmo que você não esteja presente.
E o endereço comercial?
Outra questão muito levantada sobre esse tema é a famosa: endereço fiscal ou endereço comercial? Como já mencionamos, o endereço fiscal serve para fins burocráticos. Já o endereço comercial é aquele que vai aparecer na divulgação do seu negócio: redes sociais, cartões de visita, site, e-mails. É onde a sua empresa funciona de fato e onde você recebe clientes, por exemplo.
A gente fez um texto explicando melhor essa diferença e ele está disponível aqui.
E aí, está precisando de um endereço fiscal para começar seu negócio? Entre em contato com a gente!