Dar start em sua própria empresa pode ser incrível. Mas não se pode negar que a aventura vem cheia de pequenas burocracias, que podem confundir até os mais estudiosos. E uma das dúvidas a aparecer é o famoso endereço fiscal x endereço comercial. Que claramente não são a mesma coisa, mas que têm uma importância considerável para seu negócio. Nesse post a gente conta um pouquinho da diferença entre eles e como utilizar cada um.
Qual a diferença?
Bom, para começar a entender a relação endereço fiscal x endereço comercial, é preciso entender cada um deles separadamente. O endereço fiscal, também chamado de domicílio fiscal é o local que consta na documentação da empresa, como referência para questões ligados ao Fisco, de contabilidade, da empresa.
Registro de MEI, contrato social, entre outros documentos, por exemplo, devem ter um endereço fiscal. Esse endereço não necessariamente precisa ser onde sua empresa opera. Isso, no entanto, vai depender de permissões estabelecidas pela prefeitura do seu município e do tipo de empresa que você tem. De forma bem resumida, o endereço fiscal é aquele ligado a toda a parte burocrática e ao estabelecimento jurídico e contábil da sua empresa, para que ela possa funcionar de acordo com a lei.
Já o endereço comercial é aquele que está no seu cartão de visitas, nas suas redes sociais ou mesmo onde você recebe suas correspondências. Uma forma fácil de entender como funciona o endereço comercial é usando como exemplo quem trabalha em home office. Normalmente, esses profissionais precisam de um local corporativo para apresentar aos clientes ou mesmo receber suas demandas e correspondências.
E em ambos os casos, você pode contar com a ajuda de um coworking!
Vantagens de ter um endereço fiscal
Para quem trabalha em casa, ou não tem um espaço de trabalho definido, o coworking pode servir como a “sede”da sua empresa. Evitando que você precise lidar com as burocracias de ter um local físico, mas com espaço e conforto para receber clientes e executar questões presenciais da empresa. Confira alguns benefícios de ter um endereço fiscal:
- Não usar o endereço de casa: quem gosta de separar trabalho de casa, sabe como é difícil. Ter um endereço fiscal é uma forma de separar as duas coisas e ainda ter um espaço bacana para receber seus clientes.
- Estabilidade de endereço: quem mora de aluguel também sabe que às vezes é preciso mudar. Com um endereço fiscal, você evita ter que mexer na papelada o tempo todo.
- Correspondências: que tal não precisar se preocupar se vai estar em casa ou não quando aquela correspondência importante chegar? Em um coworking, você pode contar com essa ajuda e garantir mais comodidade.
- Economia: a palavra mágica, especialmente em tempos de crise! Quando não é possível usar o endereço de casa para registro, contratar um endereço fiscal, por meio de coworking, é mais barato do que alugar uma sala comercial para realizar suas atividades.