O ano está acabando e é hora de começar a planejar os movimentos para o próximo. Isso inclui pensar em questões como metas e, claro, orçamento. E porque não aproveitar essa época para repensar também seu local de trabalho? Sim, estamos convidando você a dizer adeus ao escritório convencional. E temos bons argumentos, quer ver? Continue lendo:
Coworking x escritório convencional
Nós já falamos inúmeras vezes sobre as vantagens de se trabalhar em um coworking. Mas para você entender melhor, resolvemos comparar, na prática, a diferença entre escritório convencional e coworking. Olha só:
Tempo de locação
O primeiro ponto a se levar em consideração na hora de pensar em um local para sua empresa é o tempo de locação. E aqui está uma das principais diferenças. Quando você decide pelo escritório convencional, os contratos tendem a ser mais longos. Alguns podem chegar a três anos. Em um coworking, é possível fechar contratos mais curtos, que podem variar de 1 a 3 meses a um ano.
Isso permite que você trabalhe com mais flexibilidade. Caso tenha uma certa estabilidade no seu negócio, pode optar por um contrato de longo prazo. Caso contrário, pode fazer contratos mais curtos, sem se comprometer.
Infraestrutura e mobiliário
Outra preocupação do escritório convencional é o investimento em estrutura. Ou seja, você provavelmente terá que comprar desde mesas e cadeiras até uma simples lixeira. Afinal, sem essas coisas é praticamente impossível trabalhar, certo?
No coworking, a infraestrutura é completa. Você não precisa se preocupar com móveis e outros detalhes. Basta chegar, se acomodar e começar a trabalhar. Espaços compartilhados também costumam ter bons ambientes para reuniões ou receber clientes, o que é outro ponto a favor.
Serviços gerais
Instalar um telefone, contratar internet, fazer a limpeza. Tudo isso faz parte do dia a dia de um escritório convencional. O que gera, além de custos, uma preocupação constante para você. Assim como a infraestrutura, você também não precisará se preocupar com essas pequenas coisas em um coworking. Mais uma vez, tudo que você precisa é focar no seu trabalho, o resto é por conta do escritório.
Boleto único
Por fim, uma das mais importantes diferenças: enquanto em um escritório convencional você precisa pagar água, luz, telefone, internet, IPTU e uma série de outros encargos, em um coworking tudo que você vai precisar é pagar um único boleto. Assim, você se livra de todos os detalhes que costumam trazer muitas dores de cabeça e pode dedicar toda a sua atenção para o trabalho.
E aí, pronto para dizer adeus ao escritório convencional?