De um lado computador, agenda e celular. Do outro brinquedos, desenhos, e lanches jogados pelo chão. Ser mãe já é um desafio, mas neste momento que estamos vivendo, com todo mundo em casa, o desafio fica ainda maior. Afinal, mães no home office significa, normalmente, estar com um olho no trabalho e o outro nos pequenos.
Mas não é apenas a atenção dividida que interfere na rotina de trabalho. Existem vários fatores que acabam atrapalhando quem quer manter a organização, apesar das mudanças. É que algumas das principais desvantagens do home office – e dessa mudança – incluem privações de sono, falta de horário para trabalhar, fome o tempo todo, entre outras.
A boa notícia é que com uma dose de organização, disciplina e muita paciência dá para tirar de letra essa situação. Confira algumas dicas para ajudar as mães no home office:
Organize seus horários
A primeira regra para ajudar as mães no home office é organização. Ajuste sua agenda e suas expectativas à sua realidade. Escolha o melhor horário para fazer seu trabalho render conforme a dinâmica e os horários das crianças. Uma boa estratégia é usar gerenciadores de tarefas.
Crie uma rotina semelhante a que vocês tinham antes do distanciamento social para não perder o controle de tudo que tem para fazer. Assim, tanto você quanto as crianças saberão o que devem fazer e em que momento do dia. Isso ajuda a evitar as interrupções durante seu trabalho.
Também reserve uma parte do dia para dar conta das tarefas domésticas. Dessa forma, você não fica se preocupando com a louça ou com as compras do mercado, no meio da reunião de equipe.
Separe um espaço para trabalhar
Não se iluda achando que por estar em casa, poderá trabalhar em qualquer lugar. Separe um espaço para trabalhar e garanta que ele seja só seu. Delimitar esse espaço é importante tanto para você quanto para as crianças. Tenha em mãos tudo que você precisa para trabalhar e evite perder tempo com outras coisas.
Não tenha medo de pedir ajuda
Mesmo com toda a organização do mundo, em algum momento, vai ser muito difícil conciliar tudo. Nessa hora, não tenha medo, nem vergonha de pedir ajuda. E não se sinta mal por isso. Nem sempre a gente dá conta de tudo e é normal. Não há nada de errado nisso. Peça socorro para seu companheiro, sua família, ou quem for, e fique tranquila.
Uma dica bacana para mães no home office é criar e cultivar uma rede de apoio, com familiares ou mesmo outras mães. Assim, vocês podem trocar dicas, sugestões, receitas e até dificuldades. Ver que outras pessoas estão passando por situações semelhantes, ajuda a enfrentar de forma mais fácil todas as dificuldades.