Trabalhar em um espaço de coworking pode ser uma ótima decisão para aumentar a produtividade, expandir a rede de contatos e aproveitar recursos compartilhados. Essa, inclusive, tem sido a escolha até mesmo de grandes empresas. A JLL Research previu que, até 2030, 30% de todos os espaços de escritório serão flexíveis, impulsionados pela demanda de grandes empresas por soluções de trabalho mais adaptáveis. Mas você já parou para pensar em o que considerar ao escolher um coworking? Confira nossas dicas:

1. Localização
Ao escolher um coworking, priorize algo próximo de casa ou de fácil acesso, considerando transporte público, estacionamento e a segurança do bairro. Também verifique a disponibilidade de restaurantes, cafés, bancos e outras conveniências nas proximidades.
2. Infraestrutura
Outra questão importante é a infraestrutura. Cheque questões básicas como acesso à internet e disponibilidade de equipamentos, como impressoras, scanners, projetores e outros que você possa precisar. Ainda, avalie se o espaço oferece uma variedade de ambientes, como áreas silenciosas, mesas compartilhadas, escritórios privados e salas de reunião.
Dependendo da sua necessidade, também vale dar uma conferida em outros benefícios, como, por exemplo, área de café e cozinha equipada para preparar lanches e refeições, e a segurança do espaço.
3. Flexibilidade e preço
Um coworking precisa ser vantajoso, por isso, antes de investir, confira questões como flexibilidade e preços. Analise, por exemplo, os diferentes planos disponíveis (diário, semanal, mensal) e escolha aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Lembre-se de comparar os preços e ver o que está incluído no valor, como uso de salas de reunião, eventos, serviços de recepção e outros.
4. Ambiente de trabalho
Se a ideia é melhorar sua produtividade e ter mais resultados, avalie também o ambiente de trabalho. Certifique-se de que o espaço oferece ambientes tranquilos para concentração, caso necessário, e se oferece áreas destinadas para interação social e descanso.
Também observe a cultura do coworking, se é colaborativa e se os membros são acolhedores e profissionais. Participar de eventos e networking pode ser um grande diferencial.
5. Eventos e networking
E por falar nisso, ao escolher um coworking certifique-se se o espaço organiza eventos, workshops e atividades de networking que possam ser úteis para o seu desenvolvimento profissional. Um bom coworking deve fomentar uma comunidade ativa e colaborativa, onde você pode encontrar potenciais parceiros de negócios e oportunidades de networking.
Fique atento: escolher o coworking certo envolve equilibrar suas necessidades e preferências pessoais com as ofertas e a cultura do espaço. Faça uma pesquisa completa e, se possível, teste alguns espaços antes de tomar a decisão final.