Em algum momento, muita gente já confundiu trabalho remoto e home office. Mas não é bem assim. Pelo contrário, apesar das semelhanças, trabalho remoto x home office são duas coisas bem diferentes. E a gente lhe ajuda a entender. Conheça as particularidades de cada um desses estilos de trabalho:
Trabalho remoto x home office: qual a diferença?
A definição de trabalho remoto é bem simples: trata-se de toda a prestação de serviços feita à distância. Ou seja, fora das dependências do escritório da empresa. Isso significa que o funcionário pode estar em outro lugar, outra cidade ou país, trabalhando de casa ou até em um coworking. A principal vantagem dessa opção é a possibilidade de trabalhar no espaço em que você se sente mais produtivo.
Já o home office é, como o próprio nome sugere, o ato de trabalhar em casa. Isso pode ser de forma esporádica ou contínua. Nesse caso, a grande vantagem é se beneficiar de todos os confortos da sua casa, que incluem seus cômodos preferidos e, claro, uma roupa bem confortável.
Qual é a melhor opção?
Tanto o trabalho remoto quanto o home office são vantajosos quando o assunto é economia, seja de tempo, energia ou recursos. A escolha pela melhor opção vai depender da rotina diária de cada profissional e de como funciona a produtividade de cada um.
Mães, por exemplo, podem ter mais dificuldade de se adaptar ao home office, justamente pela rotina com filhos e questões domésticas que ainda são delegadas às mulheres. Ainda, é possível mesclar as duas formas de trabalho, adaptando conforme as necessidades vão surgindo.
Outro cuidado importante está na relação com os demais funcionários da empresa. Nesse caso, o trabalho remoto pode levar uma vantagem, uma vez que as pessoas acabam tendo mais oportunidades de se encontrar presencialmente, principalmente se optarem por um coworking.
O que é preciso para trabalhar à distância
Entre as competências necessárias para se trabalhar à distância, tanto em trabalho remoto quanto em home office, estão as habilidades de comunicação. Aliás, para compensar a distância é fundamental que a equipe mantenha uma excelente comunicação. Nesse caso, apps de gestão e gerenciadores de tarefas podem ser uma ótima ajuda.
Também é fundamental manter a disciplina para lidar com possíveis distrações e, claro, com a flexibilidade de agenda. E isso nos leva a outro ponto: a confiança. Gestores devem ter confiança em seus funcionários, de que eles são bons profissionais e se comprometerão a executarem seus trabalhos, onde quer que estejam.
E você, adotou o trabalho remoto ou o home office nesse período? Conta pra gente como tem sido sua experiência!